Alunos do curso de Medicina Veterinária participam como estagiários em evento internacionalmente conhecido desenvolvido pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil – ACNB

Do dia 29 de agosto à 01 de setembro, ocorreu no município de Colatina/ES a XV Edição do Abate Técnico/Circuito Boi Verde de Julgamento de Carcaças no Frisa, e como nos anos anteriores os alunos do curso de Medicina Veterinária da Faculdade Multivix unidade de Castelo não poderiam ficar de fora. Orientados pelo professor Diogo Vivacqua de Lima, os alunos Luiz Paulo Petri Calazani, José Júnior Faria de Azevedo, Christiellen Lopes Hoffmann Sofiste, José Ricardo Vilela Scaramussa e Carolini de Freitas Bressamine participaram da 12ª edição do evento como estagiários auxiliares de fiscalização.

De acordo com a Associação dos Criadores de Nelore do Brasil – ACNB, o objetivo do evento é mapear o desempenho frigorífico dos animais da raça Nelore, criados sob diferentes condições, no Brasil e países vizinhos, além de proporcionar a troca de experiências entre os pecuaristas.

Foi em 1999 que se iniciou os abates técnicos e avaliações de carcaças da raça Nelore, implementada pela ACNB. Em 2003, os abates técnicos passaram a ser organizados sob a forma de um Campeonato Nacional de Desempenho da Raça Nelore, batizado como Circuito Boi Verde de Julgamento de Carcaças. E em 2004, se internacionalizou, com a realização de etapas no Paraguai.

Neste ano, as avaliações nos currais dos bovinos que foram abatidos durante o evento foram realizadas pelo zootecnista Guilherme Alves, gerente de produto da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil – ACNB, juntamente com os estagiários capixabas de ciências agrárias, dentre eles, os nossos alunos do curso de Medicina Veterinária.

Além do abate e a avaliação das carcaças, também teve premiações e palestras sobre processos na produção de carne de qualidade, suplementação estratégica e intensificação, e sobre estratégias de recuperação de pastagens após períodos de seca.

O evento contou com a participação de um grande número de pecuaristas, técnicos, pesquisadores, professores e estudantes.

Parabéns a todos que participaram deste renomado evento!!!

Tags: , , , ,